domingo, 30 de outubro de 2011

QUE TEMPESTADE!

 As vezes, não conseguimos ver a bondade de Deus nas circunstâncias da vida, mesmo assim, Deus continua sendo sempre Bom. É importante saber que as tempestades da vida não anulam a bondade de Deus.

A REALIDADE DAS TEMPESTADES DA VIDA

1) Tempestades são inesperadas: As tempestades chegam sem mandar recado e sem pedir licença (acidente, enfermidade, crise na família, desemprego, etc.) Com discípulos de Cristo, devemos estar preparados para as tempestades que certamente virão. As aflições e as tempestades da vida fazem parte da jornada de todo o cristão.

2) Tempestades são perigosas: Observe que no versículo 37, Marcos diz que as ondas se arremessavam contra o barco, de modo que o mesmo já estava a encher-se de água. As tempestades da vida também são ameaçadoras e muitas vezes deixam as estruturas da nossa vida abaladas.

3) Tempestades são maiores do que nossas forças: Os discípulos se esforçavam, mas nada puderam fazer para enfrentar a fúria do vento, então eles precisavam clamar a Jesus. Quando o problema é maior do que a nossa força, precisamos olhar para Deus e depender Dele. É importante saber que a tempestade está fora do nosso controle, mas não fora do controle de Deus.

4) Tempestades são surpreendentes: Elas podem transformar cenários domésticos em lugares ameaçadores, acabando com casamentos, ambientes de trabalho e relacionamentos entre pais e filhos, ambientes financeiros, etc. Muitas vezes as tempestades mais terríveis que enfrentamos na vida não vem de horizontes distantes, mas daqueles lugares onde sentimo-nos mais seguros. O mar da Galiléia era um lugar muito conhecido daqueles discípulos que eram pecadores.

OS CONFLITOS EM MEIO AS TEMPESTADES

1) A tempestade veio mesmo tendo obedecido a Jesus: Observe que no versículo 13, eles estavam onde Jesus mandou estar, fazendo o que Jesus os mandou fazer ,indo para onde Jesus os mandou ir e mesmo assim, tiveram que enfrentar a luta. Muitas pessoas tem enfrentado tempestades pelo fato de andar com Deus, e com isso sofrem oposição e perseguição por serem fiel a Deus. Qualquer pessoa que anda pelos caminhos de Deus está sujeita a sofrimentos.

2) A presença de Jesus no barco não impediu que tempestade viesse: O fato de Jesus estar conosco não nos poupa das tempestades. Um crente que anda com Jesus pode também enfrentar terríveis tempestades.

3) Não entenderam a tranqüilidade de Jesus no meio da tempestade: O maior drama dos discípulos não foi a tempestade, mas o fato de Jesus estar dormindo durante aquela grande tempestade. As vezes, temos sensação de que Deus não está atento às nossas lutas e isto gera uma grande angústia em nossa alma.

Em Mateus cap.28 vers.20, Jesus disse: ”Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos”. O Rei do céu e da terra estava no mesmo barco e por isso, o barco não podia afundar.

Jesus é o Senhor sobre cada circunstância e o vencedor dos inimigos que nos ameaçam. A intervenção soberana de Jesus, as vezes, acontece quando todos os recursos humanos acabam.

As provas não vem para nos destruir, mas para nos fortalecer, Jesus está no controle das tempestades que nos ameaçam. Ele pode fazê-las cessar a qualquer momento!

Pr. Siles Bacaro e a Pra Marta.

Nenhum comentário: