terça-feira, 1 de novembro de 2011

Sal da Terra e Luz do Mundo


Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte. Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Mateus 5:14 e 15


Existem duas coisas muito preciosas que acontece e pertence ao mar.
Quem não fica vislumbrado com o nascer do sol no mar?
E quem também não tem que se acostumar com o sal dos primeiros mergulhos?
O quanto é precioso o nascer do sol para o homem e qual importante é o mar para os pescadores!
Hoje quero falar de duas coisas que pertencer ao mar e ao sol!
Uma delas é o sal... E a outra é a luz que o sol trás!

I) Sal da Terra
Você já comeu arroz sem sal? Ou um bife sem sal? Por mais que você coloque pouco sal nas coisas, tem que ter, pois o sal dá gosto às coisas! E sem sal não desce...
Jesus ao pronunciar essas palavras deu o um grande elogio ao homem cristão, pois o contexto de ser sal nos mostra o quão precioso é ser o sal da terra. E que sem esse sal tudo fica sem graça!

Vamos ver o porquê na antiguidade o sal era muito precioso.
Para alguns era tido como divino... Para outros não existia algo mais útil como o sal e o sol! E na época de Jesus o sal era associado a três coisas:

1) O sal relacionava-se com a ideia de pureza – o sal era utilizado para oferendas, em todas as oferendas era utilizado um pouco de sal, por ser considerado como a coisa mais pura do mundo, relacionando isso a sua brancura, então, para que o cristão seja o sal da terra tem que ser um exemplo de pureza! Como o mundo está impuro. Vemos todos os dias como o pecado tem tentado sujar o mundo, o tornando cada vez mais escuro! Mas aquele que decide ser um cristão de verdade deve se impor a isso e fazer a diferença com a pureza!

2) No mundo antigo o sal era o mais comum de todos os preservadores – o sal era utilizado para que as coisas não apodrecessem. E hoje o cristão deve fazer a função de conservador da santidade no mundo, não deixando o mundo apodrecer. Existem certas pessoas cuja companhia fica fácil ser bom e outras que fica fácil ser podre. Precisamos ser a diferença e onde estivermos a podridão não ter vez nenhuma!

3) Mas a qualidade mais evidente e principal do sal é de dar sabor – a comida sem sal é horrível, nem dá para comer! O cristianismo é para vida o que o sal é para comida. Muitas vezes isso é interpretado ao contrario, vendo a vida de cristão como um farto sem sabor. Mas o cristão deve ser aquele que vive a verdadeira alegria, que em um mundo sem graça trás a vida saborosa!


Perdendo o sabor – quando um cristão não cumpre as características que Jesus delegou se torna como sal sem sabor, que perde sua função! Para Jesus o sal deve sempre ser utilizado na Terra, e nós somos esse sal, devemos então, ser puros, conservar o mundo do mal e dar alegria a vida neste mundo e quando perdemos essas funções para Jesus é como se não tivéssemos sentido!


II) Luz do mundo – O maior elogio dado ao cristão por Jesus
Aqui Jesus nos ordena ser o que Ele mesmo afirmou ser. João 9: 5
Quando olhamos o nascer do sol vemos um grande milagre de Deus acontecendo. A luz que ilumina e aquece o mundo surge mais um dia!
Mas muitas vezes nós não olhamos a esperança que o nascer do sol traz, mas sim a escuridão que o por do sol permite!
Jesus disse que é a luz do mundo! Assim veio ao mundo trazer esperança em meio às trevas!
O mundo sem Jesus é completa escuridão!
E essa luz que ilumina o mundo foi incumbida a nós!
Os judeus conheciam bem essa expressão, pois Israel era conhecida como a luz dos gentios! Mas tinham a certeza que está luz não vinha deles, mas era emprestada por Deus, onde Deus acendia essa luz! A luz do cristão não é produzida por ele próprio, mas sim acesa por Jesus!

O que Jesus quis afirmar quando disse que o cristão deve ser a luz do mundo?
1) Ser visto – O cristianismo não foi feito para ser escondido, mas para ser visto por todos. Nossa vida como homens e mulheres de Deus não é para ser vivida em secreto, mas todos te que ver o brilho de Jesus. Nossa luz não deve brilhar só na igreja, onde é fácil ser luz, mas sim na nossa vida cotidiana, no emprego, na faculdade, na escola... É lá fora que devemos mostrar a luz que somos a luz que realmente deve emanar de um cristão!

2) A luz serve de guia – transitar nas ruas ou até mesmo no mar sem luz é difícil. A luz ilumina o caminho, assim como o cristão ilumina a vida! Isso significa que devemos ser exemplo para os outros, iluminando seus caminhos.

3) Advertência – geralmente quando tem alguma coisa errada, uma luz brilha para nos advertir! Nós também devemos praticar essa função, que é muito difícil, mas melhor tentar advertir que ouvir que se você tivesse advertido tal pessoa não estaria naquela situação!
Temos que ser esse tipo de luz, que deve ser vista, que ilumina caminhos e adverte vidas!

Onde encontrar a fonte da luz

A Bíblia diz que a palavra de Deus é a lâmpada que ilumina os passos do homem e a luz que clareia o seu caminho.
Devemos seguir o que está escrito na Bíblia para sermos a luz que Jesus quer que sejamos!


Andar na luz e ficar longe das trevas – I João 1: 5
Queria destacar mais uma função da luz em nossas vidas..
Devemos ter a luz de Jesus para iluminar nossas vidas e nos mostrar onde estamos errados. O pecado não pode apagar a luz de Jesus!

Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR vai nascendo sobre ti.  Isaias 60: 01

Hoje vamos olhar para o horizonte e ver um novo nascer do sal, com a esperança de dias melhores!
Vamos deixar a luz de Jesus entrar nas nossas vidas para que ela nos mostre nossos pecados e assim não existir trevas em nós e com isso sermos brancos como o sal!
Sendo assim o Sal da Terra e a Luz do Mundo!

E que o Senhor abençoe grandemente a sua vida.

Andrezinho
Líder do G.M. de Adolescente de Rancharia e Região


Nenhum comentário: